Sala pequena com decoração simples, criativa e barata

Compartilhe

Com criatividade, organização e empenho, é possível fazer uma decoração bonita, autêntica e aconchegante para a sua sala pequena sem gastar muito. Há várias opções simples e baratas para decorar ou redecorar espaços pequenos. Confira as nossas orientações práticas e dicas úteis para inspirar as suas escolhas seguindo o seu estilo.

Antes de sair comprando objetos de decoração para dar uma cara nova a sua sala pequena, avalie o orçamento disponível e defina se vai mexer no piso, na pintura e na iluminação ou se vai apenas usar recursos como tapetes, cortinas e quadros. Depois de organizar essa primeira etapa, faça o planejamento colocando em jogo o dinheiro, o serviço e/ou produto, o tempo e o responsável pela tarefa. Parece complicado? Talvez seja, mas são etapas fundamentais para economizar e, ao mesmo tempo alcançar o seu objetivo.

Se esse é um desafio grande para você, procure ajuda profissional. Lembre-se que vale investir um pouquinho mais do que arrumar problemas e estourar o orçamento com imprevistos. Agora temos serviços online que facilitam o nosso acesso a arquitetos e designers de interiores. Já ouviu falar do Arquiteto de Bolso? É uma plataforma que realiza atendimento por chat, onde o profissional conversa com você, pede fotos e medidas da sua sala pequena para criar um projeto personalizado, além de dar sugestões de móveis, decoração e listas de produtos com quantidade, indicar lojas parceiras com bom preço, etc.

[the_ad_group id=”72″]

Inspire-se com 5 dicas úteis de decoração

Para gastar menos, cada vez mais pessoas têm aderido ao faça você mesmo. Confira abaixo algumas ideias para você decidir se vai colocar a mão na massa.

1)    Decoração de parede

A ideia é inspira-lo para ir além do simples retoque na pintura. Escolha uma parede para dar destaque e utilize técnicas de decoração como tijolo aparente, aplicação de textura ou  papel de parede para mudar completamente o visual da sua sala pequena.

Fique tranquilo, há recursos simples de imitar tijolo aparente e não será necessário fazer uma obra. Você pode usar a técnica com massa corrida ou a com placas de isopor.

Para ter um bom resultado com a textura, você deve escolher uma parede com boa iluminação para harmonizar o estilo da aplicação com uma cor clara, evitando deixar o ambiente “pesado”. O processo é bem-parecido com o de uma pintura, mas requer material específico.

parede com textura

Imagem: Pinterest

Com o papel de parede, você consegue dar uma cara nova para sua sala pequena de uma forma simples, rápida e barata. Escolha uma parede onde não tenha umidade ou contato com água, tire as medidas e compre o papel dando preferência para cores claras. Antes de aplicar, prepare-a retirando pregos ou outros objetos e passe um pano para tirar a poeira. Com a ajuda de uma espátula, coloque o papel de parede de baixo para cima e corte as sobras laterais com estilete.

 

2) Repaginar a mobília

Que tal começar a transformação pelos móveis antigos? Pegue aquele móvel de madeira que está encostado e dê um novo estilo para ele. Como? Basta lixar e pintar! Se ele tiver detalhes em metal como puxadores, você também pode trocá-los. Lembre-se de harmonizar a cor do móvel com a decoração da parede da sala pequena.

móvel pintado

Imagem: Pinterest

3) Estantes, prateleiras e nichos

Para aproveitar melhor o espaço da sua sala pequena de uma forma simples e barata, recomendamos que você recorra às estantes, prateleiras e nichos em madeira ou MDF. Quando estiver definido o modelo, faça um desenho estabelecendo altura, largura e profundidade. Com os tamanhos em mão, vá a uma madeireira encomendar as peças para você mesmo montar a sua estante, prateleira ou nicho. Lembre-se de comprar os acessórios necessários para a instalação como lixas, pregos e ganchos ou trilhos e mãos francesas, no caso de estante. O acabamento pode ser em verniz ou tinta colorida.

Sala pequena com decoração simples, criativa e barata

Imagem: Pinterest

4) Plantas decorativas

Um recurso bom, bonito e barato é fazer uso de plantas e vasos para decorar o ambiente. A sua sala pequena ficará muito aconchegante com um pedacinho da natureza plantado em diferentes tipos e formatos de recipientes. Você pode colocar um vaso no chão com bambu ou pendurar uma samambaia na parede. Se preferira algo menor, recomendamos espada de São Jorge, mini cactos, violetas, orquídeas, etc. Lembre-se as plantas precisam de água na medida certa e um pouco de luz.

paredes de madeira em preto com vasos de plantas branco

Imagem: pinterest

5) Reciclagem de objetos

Garimpar caixotes e paletes de madeira e transformá-los em peças decoração são soluções simples e baratas para mobiliar a sua sala pequena. Você pode fazer mesinhas, bancos, puff, e até mesmo sofás futón. Libera a sua criatividade!

decoração para sala

Imagem: Pinterest

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.