Bancada de cozinhas: Dicas para escolher a melhor opção

Compartilhe

Para muitas pessoas, a cozinha é o coração da casa e o ato de cozinhar é um toque de amor. Se você pensa assim, não vai querer abrir mão de ter uma bancada de cozinha prática, funcional e com design que pode valorizar ainda mais a decoração desse espaço.

Escolher o tipo certo de bancada e o material adequado pode fazer toda a diferença na praticidade, durabilidade e estética da sua cozinha. Neste conteúdo, exploraremos diferentes tipos de bancadas e os melhores materiais disponíveis para ajudá-lo a tomar sua decisão.

Escolhendo o tipo de bancada:

Bancada Pia

A bancada de pia é uma parte fundamental de qualquer cozinha, proporcionando uma área funcional para a preparação de alimentos e a limpeza de utensílios. Apesar dessas características essenciais, muitas pessoas podem não perceber que a própria pia é considerada uma bancada. Na verdade, a pia é um elemento central da bancada, onde é realizada a maioria das tarefas cotidianas da cozinha.

Em apartamentos pequenos, onde o espaço da cozinha pode ser limitado, as bancadas de pia são frequentemente escolhidas devido à sua funcionalidade compacta.

As dimensões ideais das bancadas de pia podem variar de acordo com as preferências individuais e as necessidades ergonômicas de quem as utiliza. Em média, a altura padrão para bancadas é de, aproximadamente, 90 centímetros do chão até a superfície. No entanto, é importante considerar que essa altura pode variar de acordo com a estatura das pessoas que usarão a bancada.

Bancada Península

Diferentemente da bancada Ilha, como veremos a seguir, a península está sempre conectada a uma parede, bancada de pia ou a um armário. É mais utilizada em cozinhas integradas à sala, sendo especialmente recomendada para apartamentos pequenos.

Além de oferecer mais áreas de apoio, a cozinha com bancada península proporciona uma maior integração entre os ambientes. Esse espaço pode, ainda, ser adaptado para incluir um fogão ou cooktop, além de poder ser transformado em um balcão com banquetas, criando uma área social dentro da própria cozinha.

Bancada Ilha

As bancadas em formato de ilha geralmente ficam posicionadas no centro da cozinha e não estão conectadas a paredes ou armários, por isso são mais indicadas para cozinhas grandes, pois oferecem um espaço adicional para preparação de alimentos e refeições rápidas, além de servirem como uma área de convívio durante o preparo das refeições.

Como o balcão é totalmente solto, a cozinha com bancada ilha proporciona melhor circulação ao seu redor. É uma opção muito interessante para quem deseja integrar outros ambientes à cozinha.
A altura padrão mais confortável para as bancadas ilha é de 90 cm, no entanto, se desejar utilizar cadeiras ou banquetas mais altas, esse tipo de bancada pode ter até 100 cm de altura.

Bancada de cozinha. Qual material escolher?

A bancada é um dos aspectos mais importantes ao projetar uma cozinha. E a escolha do material é um dos itens mais importantes. Por isso, além da beleza e funcionalidade, deve ser considerada também sua durabilidade.

Para ajudar a escolher o material mais indicado para o seu estilo de vida, preparamos este guia com as características de cada bancada:

Bancada de Granito

Conhecido por sua durabilidade e resistência a manchas e calor, o granito é uma escolha popular para bancadas. Disponível em uma variedade de cores e padrões, o granito adiciona elegância e sofisticação à cozinha a um baixo custo. No entanto, o granito é uma pedra que exige cuidados na manutenção, pois absorve líquido com mais facilidade e pode manchar. Por essa razão, a cor mais utilizada é o preto absoluto.

Bancada de Porcelanato

O porcelanato é uma opção versátil e durável para bancadas de cozinha. Resistente a manchas e arranhões, o porcelanato está disponível em uma ampla variedade de cores e padrões para combinar com qualquer estilo de decoração. Apesar de ser durável e fácil de limpar, a bancada de porcelanato pode ser mais suscetível a riscos e lascas.

Bancada de Madeira

A bancada de madeira traz uma sensação de calor e conforto. Como a cozinha é um espaço propenso à umidade, a madeira pode ser selada para ganhar mais longevidade. No entanto, ainda é mais suscetível a danos causados pelo calor e pela água.

Bancada de Silestone

O silestone é um material composto por resina e quartzo, conhecido por sua resistência a manchas e arranhões, no entanto este material não é muito resistente ao calor. Uma das vantagens é que ela possui uma variedade de cores vibrantes, oferecendo uma aparência moderna e elegante para as bancadas de cozinha, mas com um custo bem mais elevado.

Bancada de Concreto

As bancadas de concreto são uma escolha contemporânea e industrial para cozinhas modernas. Sua maior vantagem é ter alta durabilidade, além de fácil manutenção. Além disso, este material é personalizável em termos de cor e textura, podendo ser ainda selado para resistir a manchas e danos.

Enfim, ao escolher a bancada ideal para sua cozinha, leve em consideração não apenas o estilo e a estética, mas também a durabilidade, facilidade de manutenção e funcionalidade. Avalie cuidadosamente suas necessidades e preferências para garantir que a bancada atenda às necessidades do seu estilo de vida. Com as opções de materiais e tipos disponíveis, você certamente encontrará a bancada perfeita para transformar sua cozinha em um espaço elegante e prático para o seu dia a dia.

Entenda como podemos te ajudar na consultoria da sua cozinha

Quer ter uma cozinha única e personalizada de maneira prática, rápida e acessível? Conte com o Arquiteto de Bolso!

Contamos com uma equipe de Arquitetos e Designers de Interiores que estão prontos para transformar o seu ambiente e tornar o seu sonho realidade.

Com o Arquiteto de Bolso, você tem acesso a:

• consultoria online e ao vivo com profissionais experientes da área;
• plantas 2D otimizadas;
• dicas de especialistas online para otimizar cada espaço em até 2 horas;
• possibilidade de visualizar a transformação no formato 3D;
• lista de compras personalizadas e que cabem no seu orçamento;
• tour 360º pelo resultado final.

Somos a solução ideal para você economizar tempo e dinheiro com design de interiores personalizado.

Conheça o Arquiteto de Bolso e transforme os seus ambientes com o menor preço do mercado!

Conclusão

Conta para a gente! O que achou dessas dicas de como escolher a bancada ideal para sua cozinha?

Investir em uma bancada de cozinha significa criar um ambiente funcional e versátil, ideal para preparar alimentos enquanto desfruta da companhia de amigos e familiares, além de proporcionar um espaço elegante e confortável para refeições rápidas.

Se quiser ter um local que alie beleza e eficiência, conte com o Arquiteto de Bolso!

Gostou deste conteúdo? Leia também Quanto custa reformar uma cozinha: guia completo com orçamentos, dicas e opções de economia.

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.