Cores que acalmam o ambiente: veja como melhorar cada cômodo da sua casa através das cores

Compartilhe

Cores que acalmam o ambiente: as melhores escolhas para cada espaço

Não é mito que as cores possuem superpoderes. Em um ambiente, elas podem ajudar a acalmar, trazer foco, despertar, melhorar a produtividade e o bem-estar, dentre outras sensações.

Hoje nosso objetivo é trazer ideias de cores que acalmam o ambiente, levando aconchego e melhorando a relação que você tem com o seu lar.

Afinal, nada melhor do que chegar em casa e sentir que ela te abraça, te ajudando a descansar e se preparar para um novo dia, não é mesmo?

Como as cores afetam o ambiente?

Ainda que pareçam estar em segundo plano, as cores afetam um ambiente mais do que a gente possa imaginar. 

Elas são usadas de maneira estratégica no marketing, através da psicologia das cores, e são até reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como terapia complementar no tratamento de doenças, por meio da cromoterapia.

Nos ambientes, elas ajudam a causar aquela primeira impressão que você tem sobre o espaço, mas mais do que isso, são capazes de influenciar diretamente nas emoções.

Um estudo realizado em 1970 pelo pesquisador Alexander Schauss mostrou que a cor rosa tinha o poder de acalmar os detentos.

Para o estudo, algumas celas da unidade correcional da marinha americana foram pintadas de rosa. O resultado mostrou que eram necessários apenas 15 minutos de exposição à cela rosa para reduzir comportamentos agressivos e potencial de violência dos detentos.

Incrível, não é mesmo? Agora, imagine o que podemos fazer em uma casa ao escolher cores que transmitem paz e tranquilidade para o ambiente.

Abaixo, veja como adequar cada cor ao ambiente!

As melhores cores para acalmar o ambiente

Confira algumas ideias de cores que acalmam o ambiente de acordo com o cômodo em questão.

1. Quarto

Como as cores afetam o ambiente?

O quarto é um lugar exclusivamente de descanso e relaxamento. Na cromoterapia o azul é um tom calmante natural, muito associado à tranquilidade e à paz.

Um estudo conduzido pela Travelodge analisou duas mil casas em Londres e concluiu que as pessoas que dormem em quartos azuis têm mais horas de sono.

O azul seria, portanto, uma das principais cores que acalmam para dormir.Outros tons, como o amarelo e o verde também trouxeram bons resultados.

Mas tome cuidado com tons muito fortes e vivos, pois eles podem trazer o efeito oposto.

Lembre-se de considerar também cores de luzes relaxantes para dormir. Para o quarto, o mais recomendado são os tons de luz amarela, mais quentes e intimistas.

Leia também: 5 melhores cores para quarto de casal: confira dicas para transformar o ambiente!

2. Sala de estar ou sala de meditação

cores que acalmam para a sala

A sala de estar também é um ambiente para relaxar e buscar serenidade após um longo dia de trabalho.

Cores como o verde, o rosa e o amarelo são ótimas opções para ajudar a buscar essa vibe mais equilibrada.

Vale apostar nos tons mais claros e fechados ou trazer pontos de cor que vão ajudar a criar essa atmosfera.

3. Banheiro ou espaço de spa

O banheiro não precisa de muitas cores para ser um espaço relaxante. Geralmente uma paleta de cores neutra, com branco, bege ou tons mesclados com cinza já são bastante aconchegantes.

Se o cômodo for pequeno, as cores claras ajudam a dar uma sensação de amplitude.

Já para quem gosta de opções mais coloridas, uma boa pedida também são os tons terrosos e o verde, que é uma cor refrescante e combina com a proposta do cômodo.

4. Home office

As melhores cores para acalmar o ambiente

O espaço de home office também pode ter uma proposta leve, com efeitos terapêuticos e calmantes para trazer tranquilidade ao ambiente e, com sorte, aos seus dias de trabalho também!

Dentre as cores que acalmam o ambiente de trabalho, podemos destacar:

  • rosa ou lilás: os tons mais claros e fechados podem trazer sensação de paz e ajudar a manter o foco;
  • verde: evoca frescor e renovação e ajuda a aliviar a fadiga do dia a dia;
  • amarelo: é o tom da sabedoria, da alegria e do otimismo. Tons leves e harmônicos podem contribuir com a concentração e trazer mais inspiração.

5. Área de leitura

A área da leitura exige concentração e foco, mas é um espaço que, por si só, já é um cantinho de relaxamento.

Neste caso, cores que acalmam o ambiente também são muito bem-vindas, pois vão intensificar a concentração durante a leitura.

O azul, como vimos anteriormente, é uma cor que ajuda a trazer paz e melhora o sono, mas ela também pode ser utilizada em um tom puxando para o violeta, que é um pouco mais vívido, para auxiliar a trazer bem-estar, mas sem despertar o sono.

6. Cozinha e sala de jantar

cores que acalmam a ansiedade

A cozinha é um cômodo de serviço, então o ideal é que ela não seja pensada apenas com luzes e cores que acalmam o ambiente, mas sim mesclá-la com uma decoração que vai fornecer o necessário para uma cozinha funcional.

Cores claras, como o branco, o bege e o off-white, iluminam o ambiente e são opções bastante comuns na cozinha, além de não carregar o visual.

Tons amadeirados também possuem a proposta de deixar a cozinha mais aconchegante, assim como o verde.

Leia também: Iluminação funcional para cada ambiente: qual a importância?

Dicas para escolher as melhores cores calmantes

Escolher a cor de um ambiente, é escolher também a sensação que você quer sentir naquele cômodo. É claro que a cor não é o único fator, mas certamente contribui bastante para deixar o ambiente mais prazeroso.

Confira algumas dicas que podem ajudar nessa escolha:

  • analise cada espaço de maneira individual, as cores escolhidas devem harmonizar com o restante da decoração;
  • antes de decidir a cor do ambiente, busque inspirações de decoração na internet para ter uma ideia do resultado;
  • faça uma simulação on-line para saber como vai ficar o ambiente;
  • as cores complementam a decoração e a beleza do ambiente, mas tome cuidado para não exagerar e deixar o local muito carregado.

Se você quer transformar completamente um ambiente de maneira profissional, mas sem gastar muito com isso, você precisa conhecer o Arquiteto de Bolso.

Aqui, você economiza tempo e dinheiro com o design de interiores e pode fazer o planejamento sem sair do orçamento.

É possível fazer uma transformação completa, mudar somente a decoração ou os móveis e, claro, escolher a melhor cor para o seu ambiente de maneira personalizada.

Comece a transformação agora com o Arquiteto de Bolso e resolva seu ambiente online em até 2 horas! 

Conclusão

Escolher as cores certas para cada ambiente vai além da estética e é uma decisão que pode transformar a atmosfera da sua casa. 

Da paz do azul à serenidade do verde, as cores têm o poder de influenciar nosso humor e bem-estar. Portanto, ao criar seu refúgio pessoal, considere as nuances que transmitem paz e equilíbrio. 

Que cada escolha de cor seja um convite ao descanso, tornando cada canto de sua casa um abraço acolhedor ao chegar em casa.

Leia também: Conheça as cores que combinam com preto na decoração

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.