Lavanderia pequena: 5 dicas para um ambiente funcional

Compartilhe

Compacta e discreta, a lavanderia pequena é um espaço normalmente ignorado pelos moradores de um imóvel. O motivo? Muitas vezes, por se tratar de um local meio escondido dentro de casa, as pessoas preferem deixá-la em segundo plano na hora de decorar a residência.

Contudo, ao longo do dia a dia, essa área é extremamente útil e exige atenção extra. Aqui, já adiantamos que equipá-la não é um “bicho de sete cabeças” e, com alguns truques simples, você pode deixar o local mais agradável e pronto para as suas atividades cotidianas.

E, como “tudo o que é bom, merece ser compartilhado”, viemos até aqui para dividir algumas recomendações com os nossos leitores. A seguir, descubra como deixar o ambiente bem organizado e mais bonito, mantendo a sua casa completa e de acordo com o seu perfil. Vem!

[the_ad_group id=”72″]

1. Inclua bons armários em sua lavanderia pequena

Uma das principais recomendações para quem deseja decorar uma lavanderia pequena é, sem dúvida, investir em um armário. Isso mesmo! Atualmente, o mercado moveleiro conta uma ampla variedade de modelos próprios para essa finalidade, como as versões aéreas e aquelas que possuem um cabideiro externo.

Porém, antes de escolher o seu e tomar qualquer decisão, é importantíssimo tirar todas as medidas do local e checar qual a metragem disponível para instalar a mobília sem passar perrengue.

Em algumas situações, recorrer aos serviços de um móvel sob medida é a solução certeira, já que você conseguirá adquirir uma peça no tamanho exato e, de quebra, poderá escolher a cor do material, o tipo de acabamento e demais detalhes.

Se o espaço permitir, indicamos as opções de armário multiuso, que são posicionados na vertical e são excelentes para quem deseja guardar produtos de limpeza, baldes, vassouras e rodos. Vale a pena!

Foto: homedepot.com

2. Recorra aos acessórios para otimizar o espaço

Temos uma boa notícia para quem está com planos de decorar uma lavanderia pequena. Hoje em dia, é possível encontrar inúmeros acessórios que podem ser utilizados no espaço para deixá-lo mais funcional, otimizado e de acordo com a sua rotina.

Por isso, invista no uso de nichos e prateleiras que, ao lado do armário, conseguem oferecer espaços extras para que você armazene os seus itens, sem deixá-los espalhados pelo caminho. Fora isso, muitas lavanderias pequenas contam com cestos organizadores, pequenos, leves e acessíveis onde você conseguirá guardar — e separar — os utensílios por categorias.

Pensou que era só isso? Não mesmo! Dependendo da sua necessidade, considere incluir no local um varal compacto e aéreo. Essa medida pode ser tomada em casos de pessoas que vivem em kitnets e não dispõem de uma varanda ou outro ambiente para secar as roupas naturalmente.

Foto: somewhereslower.com

3. Utilize cores claras nos móveis, revestimentos e detalhes

Assim como acontece na cozinha ou no lavabo, a lavanderia pequena deve transmitir uma forte ideia de limpeza e bem-estar. Tal efeito pode ser conquistado de inúmeras maneiras. A primeira? Prezando pela organização, que pode ser alcançada com o uso dos armários e acessórios já citados.

Depois, também há a possibilidade de utilizar o poder das cores para desfrutar de inúmeros benefícios. Quando usadas do modo correto, as tonalidades conseguem promover a impressão de limpeza e, até mesmo, a amplitude de um cômodo. Assim, mãos à obra! Os tons mais recomendados para essas áreas são os claros e neutros, sendo o branco, o off-white, o bege, o cinza e o pistache os principais deles.

Depois de escolhida, a paleta de cores deve surgir não somente nos revestimentos, como também, na mobília e nos acessórios. Só não se esqueça de sempre preferir tons que também conversam com a decoração dos demais cômodos e consigam promover a sensação de continuidade.

4. Use a tecnologia como aliada

Melhorar a infraestrutura é um cuidado primordial em uma lavanderia pequena. Ao realizar a ambientação do seu espaço, você precisará analisar o posicionamento do tanque, assim como, a saída de água da máquina de lavar.

Isso porque, em muitos casos, o imóvel pode precisar de ajustes para aprimorar a disposição de certos itens — ainda mais, quando falamos dos espaços novos. Porém, você não precisa se desesperar. Felizmente, podemos contar com equipamentos multifuncionais e prontos para nos ajudar nas tarefas do dia a dia, mas sem ocupar muito espaço.

A máquina com função lava e seca é um deles. Moderno e com funções incríveis, o eletrodoméstico elimina a necessidade de um varal. Ao investir na ideia, será possível ganhar mais espaço na lavanderia pequena e aproveitá-lo para outras finalidades, como uma organização inteligente de armários verticais.

Durante a sua busca pela máquina, considere também alguns pontos fundamentais e que irão melhorar a sua experiência com o produto. São eles:

  • o tamanho do equipamento;

  • a sua eficiência energética;

  • os programas de lavagem disponíveis;

  • o design.

Foto: zen.yandex.ru

5. Aposte no revestimento ideal

Obviamente, não poderíamos ignorar a importância dos revestimentos nesse tipo de ambiente. O primeiro ponto, é que o material escolhido deve ser não apenas visualmente bonito, como também, oferecer o máximo de segurança no decorrer de suas atividades domésticas.

Tenha em mente que a área de serviço é um local constantemente sujeito ao contato com a água e os produtos de limpeza. Logo, prefira elementos resistentes aos compostos químicos e que apresentem baixa absorção de água. Nesse quesito, o mármore é um dos que devem ser descartados, já que conta com alto nível de porosidade.

Em seguida, confira se a opção escolhida oferece facilidade de limpeza e baixa manutenção. Dentre os materiais mais procurados, ressaltamos as cerâmicas, o granito, as pastilhas e o porcelanato. Seguindo esses cuidados, você não precisará se preocupar muito com o surgimento de manchas e, tampouco, perderá muito tempo na faxina.

Curtiu? Espie também algumas fotos de lavanderias pequenas para se inspirar!

Foto: ladydecluttered.com

Foto: ladydecluttered.com

Foto: cotemaison.fr

Foto: homestolove.com.au

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a decorar uma lavanderia pequena e deixá-la pronta para “o que der e vier”. Lembre-se de sempre prezar por materiais de qualidade e, se possível, contar com o apoio de profissionais especialistas no ramo.

No Arquiteto de Bolso, você terá ao seu lado diversos especialistas em design de interiores e arquitetura, além da possibilidade de criar a sua ambientação 3D de um jeito prático, acessível e econômico. Está esperando o quê? Aproveite para entrar em contato conosco e saber como funciona. Temos certeza de que os resultados serão fantásticos!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.