Revestimento para quarto: confira 4 ideias criativas!

Compartilhe

Por que usar revestimento no quarto?

Quando falamos em descanso, um dos primeiros lugares que pensamos é o nosso quarto, certo? Afinal, é lá que encontramos um refúgio depois de um dia agitado. 

Neste sentido, o revestimento para quarto aparece como um elemento essencial na criação desse ambiente propício ao relaxamento.

Vamos explorar juntos ideias criativas para você revestir o seu espaço e alcançar o conforto que merece!

Por que usar revestimento no quarto?

O revestimento para quarto é capaz de proporcionar uma atmosfera mais aconchegante e acolhedora, que é ideal para um ambiente de descanso.

Imagine chegar em casa após um longo dia de trabalho exaustivo. Tudo o que você deseja é um espaço onde possa relaxar e ter tranquilidade, não é mesmo? Neste caso, o revestimento contribui para a construção desse lugar.

Além do conforto físico, o revestimento oferece as seguintes vantagens:

  • personalização;
  • regulação térmica;
  • isolamento acústico;
  • facilidade de manutenção.

Portanto, ao considerar aspectos estéticos e práticos, usar revestimento no quarto de casal, solteiro ou qualquer configuração pode ser uma escolha bem vantajosa para garantir conforto, estilo e praticidade.

Leia também: Melhor piso para apartamento: escolhendo o melhor para o seu estilo

4 ideias de revestimento para o quarto

Existe uma variedade de opções de revestimentos disponíveis que você pode escolher para o quarto. 

Cada um oferece características distintas que podem influenciar na atmosfera e funcionalidade do ambiente.

Vamos apresentar 4 ideias criativas para te ajudar a tomar uma decisão informada:

1. Pintura

Revestimento para quarto: confira 4 ideias criativas

A pintura é uma alternativa versátil e acessível para revestir os ambientes de um quarto.

É possível encontrar uma ampla variedade de cores, acabamentos e texturas para deixar o espaço de acordo com o seu gosto.

Opções

Para revestimentos com pintura, é possível utilizar:

  • tinta acrílica: uma alternativa versátil por contar com diferentes texturas e acabamentos, como acetinado, brilhante e fosco.
  • tinta epóxi: oferece alta durabilidade e, por isso, costuma ser usada em ambientes que precisam de um acabamento duradouro.
  • tinta ecológica: tintas ecológicas são feitas à base de água e possuem baixo teor de compostos orgânicos voláteis. São menos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, ideais para quartos de crianças ou pessoas com sensibilidade a produtos químicos.
  • tinta lavável: permite que as paredes sejam limpas com sabão e água sem prejudicar o acabamento.

2. Papel de parede

4 ideias de revestimento para o quarto: confira várias dicas

Essa é outra opção de revestimento que consegue dar vida e personalidade às paredes do seu ambiente.

Com vários tipos de padrões, texturas e cores, o papel de parede oferece uma maneira prática e eficaz de transformar completamente o visual de um quarto, por exemplo.

Seja você fã de estampas florais clássicas, geométricas modernas ou texturas sutis, há sempre uma opção para atender a todos os gostos e estilos de decoração. 

Além disso, outra vantagem é que o papel de parede é relativamente fácil de instalar e pode ser uma solução acessível para quem busca uma mudança rápida e temporária no lugar.

Opções

Assim como a pintura, você consegue encontrar diversas opções de papel de parede para criar o ambiente que deseja.

Os principais tipos são:

  • papel de parede vinílico: este tipo é revestido com uma camada de PVC, o que faz dele uma ótima opção de revestimento para quarto resistente à umidade.
  • papel de parede metalizado: como o nome sugere, este modelo conta com um acabamento metálico que adiciona um brilho especial ao ambiente.
  • papel de parede texturizado: projetado para imitar a sensação de materiais naturais, como pedra, tijolo ou madeira.

3. Painéis decorativos

Se você deseja adicionar mais elegância ao seu ambiente, pode optar por painéis decorativos.

Ele permite personalizar o espaço com base na sua preferência por meio da variedade de materiais, acabamentos e designs que são disponibilizados.

Além de ser uma opção prática, os painéis são duráveis e fáceis de instalar, o que é ideal para quem procura mudar o ambiente de forma ágil.

Opções

Alguns exemplos de painéis decorativos são:

  • painéis de madeira: feitos de madeira natural ou materiais compostos e oferecem uma textura mais rústica ao ambiente.
  • painéis de MDF (Medium Density Fiberboard): podem ser revestidos com folheados de madeira ou outros materiais. Costumam ser uma alternativa acessível à madeira maciça;
  • painéis de metal: são feitos de alumínio, aço ou outros metais e conseguem dar um ar mais industrial e moderno ao local;
  • painéis estofados: ideais para trazer conforto acústico ao ambiente, os painéis estofados são revestidos com couro ou tecidos relacionados.

4. Revestimentos cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos são elementos derivados de compostos inorgânicos, como argilas e outros minerais, submetidos a altas temperaturas para alcançar a forma final deles.

Esse processo confere maior durabilidade e resistência a esse tipo de revestimento, que se torna uma boa alternativa para ambientes internos e externos.

Opções

Conheça alguns exemplos de revestimentos cerâmicos:

  • azulejos: costumam ser usados em cozinhas e banheiros por causa da resistência à umidade e facilidade de limpeza, além de conseguirem criar superfícies limpas e brilhantes;
  • cerâmica rústica: oferecem um toque mais aconchegante aos ambientes por terem um acabamento natural e texturizado;
  • porcelanatos: dentro dos revestimentos cerâmicos, o porcelanato é um dos mais resistentes e duráveis. Ele pode ser feito com materiais que imitam mármore, cimento, madeira e outros materiais.
  • pastilhas de vidro: são usadas para criar mosaicos com diferentes detalhes e cores.

Viu como são várias as possibilidades de revestimento para quarto? Se você quiser visualizar as melhores opções para transformar o seu ambiente, conte com o Arquiteto de Bolso!

Para ser mais específico, nossa equipe transforma o seu ambiente em até 2 horas e de maneira 100% online. 

Basicamente, você solicita a transformação e nossos profissionais vão encontrar a otimização e decoração ideal para o seu espaço por meio de um layout 2D, que você consegue acessar em perspectiva 3D.

Para melhorar, ainda montamos uma lista de materiais com preços acessíveis para a transformação caber no seu bolso.

Conheça o Arquiteto de Bolso e transforme o seu ambiente pelo preço mais acessível do mercado!

Conclusão

Por mais que pareça um detalhe, escolher o revestimento para quarto adequado é essencial para criar um ambiente confortável e esteticamente agradável.

Seja por meio da pintura, papéis de parede, painéis decorativos ou revestimentos cerâmicos, cada alternativa tem características únicas que podem transformar o seu ambiente da forma que você preferir.

Avalie todas as possibilidades e escolha a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Se quiser um ambiente totalmente personalizado com as suas necessidades, conte com o Arquiteto de Bolso!
Gostou deste conteúdo? Se tiver curiosidade, leia também sobre quanto custa reformar um apartamento!

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.