Conhecer os tipos de divisórias para ambientes pode ajudar a adicionar funcionalidades e estética ao seu cômodo.
Com uma boa variedade disponível, é possível encontrar um modelo que melhor se adequa com o que você procura e o seu espaço.
Neste post, mostraremos os principais tipos de divisórias para ambientes e as características delas.
Acompanhe!
Quais tipos de divisórias existem?
Há tipos de divisórias para ambientes internos, para quartos, áreas comerciais e até mesmo para locais externos.
O que diferencia cada uma delas é principalmente o material de construção, o estilo de design, a funcionalidade desejada e a resistência ao ambiente em que serão instaladas.
No geral, os tipos que se destacam são:
- divisórias de vidro;
- divisórias de madeira;
- divisórias de gesso;
- divisórias de cobogó;
- biombos;
- divisórias de PVC;
- divisórias acústicas;
- divisórias de cortina;
- divisórias de metal.
É possível encontrar mais modelos e variações de divisórias, que são feitas para atender as demandas dos ambientes e estilos de decoração.
Vamos falar sobre as características de cada um desses tipos no tópico a seguir!
Confira 10 tipos de divisórias para ambientes
Como antecipamos, cada tipo de divisória tem características únicas que as tornam adequadas para diferentes necessidades e estilos de design.
Por exemplo, as divisórias de vidro são ideais para locais em que a ideia é permitir a passagem de luz natural.
Conheça os tipos de divisórias com mais detalhes abaixo:
1. Divisórias de vidro
O fato das divisórias de vidro proporcionarem a passagem de luz natural traz uma sensação de amplitude para o espaço, o que é ideal para áreas comerciais, escritórios e home office.
Elas vêm em várias opções, como vidro temperado ou laminado, e podem ser transparentes, opacas ou com texturas e cores.
Também são modelos que agregam muita elegância e modernidade aos ambientes.
2. Divisórias de gesso
Popularmente chamadas de drywall, as divisórias de gesso favorecem a criação de ambientes com designs variados por serem leves e versáteis.
A superfície lisa delas é ótima para receber diversos tipos de acabamentos, como texturas decorativas, pinturas ou papéis de parede.
São muito populares em ambientes residenciais e corporativos, devido à capacidade que têm de oferecer soluções flexíveis e eficientes.
3. Divisórias de madeira
Se você procura por tipos de divisórias para quarto, saiba que as de madeira são uma excelente escolha.
Isso porque elas conseguem adicionar uma sensação de aconchego e privacidade, além de um toque de elegância e estilo ao ambiente.
As divisórias de madeira podem ser utilizadas para criar divisões entre diferentes áreas do quarto, como:
- área de dormir;
- área de estudo;
- separar o quarto de um closet.
Outro ponto positivo é que você consegue encontrar diferentes opções de acabamentos para se adequar com o seu gosto e a decoração do espaço em questão.
Descubra quanto custa um projeto de interiores e transforme seu espaço hoje mesmo!
4. Divisórias de PVC
De fácil instalação e manutenção, as divisórias de PVC são uma solução econômica e durável.
Resistentes à água, são ideais para ambientes que requerem limpeza frequente.
5. Divisórias acústicas
Caso você tenha um espaço que queira deixar mais reservado e com redução de ruído, as divisórias acústicas podem suprir essa necessidade.
Esses modelos podem ser feitos com materiais como espuma acústica ou lã mineral, que ajudam a absorver as ondas sonoras e reduzir a propagação do ruído de um ambiente para outro.
6. Biombos
Quer uma solução prática para separar os ambientes? Então, você pode utilizar os biombos, que são versáteis e fáceis de ser deslocados.
Essas características deste tipo de divisória permite uma maior flexibilidade na organização do espaço.
Além disso, você encontra os biombos em diferentes materiais e estilos, que podem funcionar como decoração do local.
7. Divisórias modulares
Assim como os biombos, as divisórias modulares podem ser facilmente montadas e desmontadas nos lugares, o que também faz delas uma opção flexível e versátil.
Vamos supor que você queira criar um espaço de home office temporário em sua sala de estar. Esse tipo de divisória é ideal para dar mais privacidade e separar o ambiente visualmente.
Elas permitem que você configure um ambiente de trabalho separado quando necessário e, depois, desmonte as divisórias para recuperar o espaço aberto.
Isso é muito vantajoso para quem mora em lugares onde o espaço pode ser mudado com frequência, como apartamentos ou casas pequenas.
8. Divisórias de cortina
Dentro dos tipos de divisórias acessíveis e baratas, as cortinas aparecem como uma alternativa prática e versátil.
Elas podem ser usadas para criar divisões temporárias ou permanentes, sem a necessidade de construir estruturas rígidas.
As cortinas são especialmente úteis em estúdios ou apartamentos pequenos, onde você pode desejar separar a área de dormir da área de estar, por exemplo.
9. Divisórias de cobogó
As divisórias de cobogó são feitas de blocos vazados que permitem a passagem de luz e ventilação.
Elas conseguem dar um toque a mais de elegância e modernidade. Por isso, costumam ser bastante utilizadas em projetos de arquitetura e design de interiores.
10. Divisórias de metal
A última da lista de tipos de divisórias para ambientes é a feita de metal, conhecida por ter alta durabilidade e resistência.
É possível encontrar várias destas em lofts, comerciais ou apartamentos com decoração mais industrial.
Por exemplo, em um loft urbano, as divisórias de metal podem ser usadas para separar a cozinha da sala de estar com um toque contemporâneo e sofisticado.
Quer economizar tempo e dinheiro com design de interiores personalizado? Então, o Arquiteto de Bolso é a solução ideal para você!
Transformamos o seu ambiente em até 2 horas e de forma 100% online para você nem precisar sair de casa.
Você pode escolher transformar um único ambiente, alguns móveis ou apenas a decoração, como preferir.
Transforme o seu ambiente com o Arquiteto de Bolso!
Conclusão
Por mais que pareçam simples elementos de decoração, os tipos de divisórias para ambientes são fundamentais para a organização e funcionalidade dos espaços.
Como vimos, elas ajudam tanto a separar áreas distintas quanto melhorar a acústica, privacidade e estética do lugar.
Com uma ampla variedade de materiais, estilos e acabamentos disponíveis, as divisórias oferecem soluções versáteis que se adaptam às necessidades e preferências de qualquer projeto.
E se quiser encontrar as melhores opções para o seu ambiente, conte com o Arquiteto de Bolso!
No Arquiteto de Bolso, acreditamos que um lar bem planejado transforma vidas. Desde 2016, nossa equipe de arquitetos e designers de interiores vem ajudando a transformar mais de 100 mil ambientes em 12 países, oferecendo soluções acessíveis e criativas para todos os tipos de espaços.
Nossa missão é democratizar o acesso à arquitetura e ao design de interiores, e nossa experiência no mercado nos permite criar conteúdos ricos e relevantes para ajudar você a fazer escolhas inteligentes para seu espaço. Com uma plataforma 100% online e focada na praticidade, entendemos as necessidades do público que busca soluções rápidas e eficientes.
Além de ser reconhecida internacionalmente, o Arquiteto de Bolso chamou a atenção de grandes investidores. Em uma rodada de investimento liderada pela Headline e com participação da XP, captamos R$ 15 milhões para expandir nossos serviços e escalar ainda mais nosso impacto. Este investimento valida nossa expertise no setor e nos permite continuar inovando para oferecer o melhor em arquitetura e design de interiores acessíveis.