Imagine um passo além na organização das suas roupas e acessórios. O que poderia unir elegância e praticidade em um único espaço? É aqui que entra a relevância de saber como fazer um closet dentro do quarto.
Neste artigo, vamos mostrar dicas práticas de como construir esse ambiente e aproveitar as vantagens que ele pode oferecer.
Vamos lá?
O que é closet?
O closet é um ambiente projetado para armazenar roupas, acessórios e sapatos de maneira sofisticada. As principais características deste espaço são:
- conforto e elegância: ajuda a manter a organização dentro do quarto e ainda é uma forma elegante de armazenar os itens de vestuário;
- praticidade: oferece mais espaço para organizar todas as roupas e acessórios de forma acessível e prática;
- personalização: pode ser personalizado de acordo com as suas preferências e gostos;
- valorização do imóvel: é capaz de agregar valor ao imóvel por meio da estética e funcionalidade que oferece ao local.
Em síntese, é como se o closet fosse um guarda-roupa ampliado. Contudo, existem algumas diferenças entre esses móveis que vamos explicar a seguir.
Qual a diferença entre closet e guarda-roupas?
A principal diferença é que o closet é um espaço separado, dedicado ao armazenamento de itens de vestuário, enquanto o guarda-roupa é um móvel específico que cumpre a mesma função, só que de maneira mais compacta.
Basicamente, o closet é uma pequena sala ou área destinada para as roupas e acessórios que você tem.
Entretanto, a diferença entre closet e guarda-roupas vai além da estrutura e abrange a experiência que cada um proporciona.
Um guarda-roupas, por ser um móvel, pode ser restritivo em termos de espaço e customização.
Nele, empilhamos e penduramos nossas roupas dentro de dimensões pré-definidas para fazer o melhor uso possível do espaço vertical e horizontal que ele oferece, certo?
Por outro lado, o closet é um lugar amplo, que pode ser projetado a partir dos desejos individuais, com prateleiras, gavetas, espaços para pendurar itens em diferentes alturas e até áreas para acessórios.
Quer saber quanto custa um projeto de interiores? Obtenha um orçamento agora e dê o primeiro passo para renovar seu ambiente!
O que deve ter em um closet dentro do quarto?
Para saber como fazer um closet dentro do quarto, é preciso conhecer os elementos que compõem esse espaço, que são:
- prateleiras;
- gavetas;
- nichos para sapatos;
- portas de correr ou cortinas;
- luzes;
- espelhos;
- cabideiros;
- bancos.
Esses são os elementos mais gerais que costumam compor um closet. Mas, no final das contas, você pode personalizar como preferir.
Vantagens de ter um closet dentro do quarto
Primeiramente, o closet oferece uma organização superior capaz de manter todos os seus itens de vestimenta, como calçados, acessórios e roupas, devidamente arrumados e facilmente acessíveis.
Outra vantagem é que esse espaço contribui para o aproveitamento máximo do espaço disponível no quarto e reduz a desordem visual.
Se você gosta de espaços que refletem o seu estilo, o closet também é vantajoso, já que você tem a liberdade de projetar e organizar o espaço como quiser.
8 dicas de como fazer um closet dentro do quarto
Confira as dicas que separamos para te ensinar a como fazer um closet dentro do quarto:
Defina o material utilizado para as divisórias
Escolha materiais que combinam a estética com uma boa durabilidade, ao mesmo tempo que complementam o estilo do seu quarto.
Uma dica é usar madeira, MDF e drywall, opções que facilitam a customização e montagem.
Lembre-se de pensar a longo prazo e, realmente, focar na qualidade do material para ele sustentar o uso no dia a dia.
Leve em conta o tamanho do ambiente
Na maioria das vezes, o closet é um local bem amplo. Por isso, meça o quarto e separe um espaço que ofereça um armazenamento adequado sem prejudicar a circulação.
Tenha em mente que um bom design é aquele que aproveita ao máximo o espaço disponível, mesmo em ambientes menores e mais simples.
Considere a ventilação do closet no quarto
Você já abriu um armário que estava com um cheiro de roupa guardada? Saber como fazer um closet aberto, que permite a ventilação no quarto, pode ajudar a evitar esse problema.
Uma dica é instalar grades de ventilação ou até um exaustor simples, ainda mais se o closet não tiver janelas.
Pinte as paredes com cores claras
Nem sempre percebemos, mas as cores têm um grande impacto no ambiente em que estamos.
No caso, cores claras e leves ajudam na sensação de ampliação do espaço e ainda facilita a escolha das suas roupas, porque destacam as peças que estão no seu vestuário.
Leia também: Cores que acalmam o ambiente: veja como melhorar cada cômodo da sua casa através das cores
Recorra a nichos, araras e prateleiras
Utilize nichos, araras e prateleiras para personalizar o espaço de armazenamento.
Esses elementos são ideais para ajudar no aproveitamento de todo espaço disponível e na exposição ordenada das suas roupas.
Use caixas organizadoras
As caixas organizadoras são a chave para manter pequenos itens agrupados e com fácil acesso.
Aproveite para ser criativo e escolher designs que combinam com a estética geral do closet.
Aproveite móveis antigos!
Para você que quer saber como fazer um closet dentro do quarto, considere reutilizar móveis antigos de forma criativa.
Além de ser uma opção econômica, pode dar um toque personalizado e charmoso para o ambiente.
Atente-se à iluminação do closet
Quer outra dica de como fazer um closet aberto dentro do quarto de casal ou de qualquer outra configuração? Considere a instalação de luzes LED embutidas nas prateleiras ou ao longo das barras de roupas.
Procure por alternativas de iluminação que ofereçam flexibilidade e praticidade.
Se quiser transformar o seu ambiente pelo melhor preço do mercado, conte com o Arquiteto de Bolso!
Contamos com uma equipe que está pronta para entender o que você procura e propor transformações que cabem no seu bolso.
Melhor ainda, tudo em até 2 horas e de maneira 100% online!
Resolva os seus ambientes com o Arquiteto de Bolso!
Conclusão
O que achou das dicas de como fazer um closet dentro do quarto?
Com planejamento e criatividade, mesmo o quarto mais compacto pode abrigar um closet funcional que atenda o que você procura em relação a armazenamento de forma elegante e personalizada.
Além de proporcionar uma melhor organização das suas peças favoritas, um closet bem projetado pode adicionar valor ao seu lar e trazer uma nova dose de prazer à sua rotina diária.
Gostou deste conteúdo? Leia também sobre ideias criativas de revestimento para quarto!
No Arquiteto de Bolso, acreditamos que um lar bem planejado transforma vidas. Desde 2016, nossa equipe de arquitetos e designers de interiores vem ajudando a transformar mais de 100 mil ambientes em 12 países, oferecendo soluções acessíveis e criativas para todos os tipos de espaços.
Nossa missão é democratizar o acesso à arquitetura e ao design de interiores, e nossa experiência no mercado nos permite criar conteúdos ricos e relevantes para ajudar você a fazer escolhas inteligentes para seu espaço. Com uma plataforma 100% online e focada na praticidade, entendemos as necessidades do público que busca soluções rápidas e eficientes.
Além de ser reconhecida internacionalmente, o Arquiteto de Bolso chamou a atenção de grandes investidores. Em uma rodada de investimento liderada pela Headline e com participação da XP, captamos R$ 15 milhões para expandir nossos serviços e escalar ainda mais nosso impacto. Este investimento valida nossa expertise no setor e nos permite continuar inovando para oferecer o melhor em arquitetura e design de interiores acessíveis.