Reformar o quarto gastando pouco: dicas e ideias criativas para renovar seu espaço

Compartilhe

Está buscando reformar o quarto gastando pouco? Com estratégias inteligentes, como o foco em pequenas mudanças que causam grandes impactos, é possível alcançar resultados surpreendentes. 

O quarto é um dos cômodos mais importantes da casa. É onde passamos boa parte do tempo e renovamos as nossas energias para o dia seguinte. 

Então, nada mais justo que ele seja confortável e faça você se sentir à vontade, não é mesmo?

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te ajudar na reforma mesmo com um baixo orçamento! 

É possível reformar o quarto gastando pouco?

Sim, é possível! E nós separamos as melhores dicas e ideias para te ajudar. Quando falamos em reforma, logo pensamos em gastar muito dinheiro, quebra-quebra e dor de cabeça.

Mas a verdade é que dá para reformar fazendo pequenos ajustes e investindo em ideias baratas, como plantas, prateleiras, quadros e papel de parede, por exemplo.

8 dicas e ideias para reformar o quarto gastando pouco

Você consegue aproveitar as dicas a seguir para planejar uma reforma de quarto de casal simples, reforma de quarto pequeno, feminino, masculino e até infantil. Confira!

1. Antes de tudo, faça pesquisas e procure referências

Para reformar o quarto gastando pouco, saiba que o Pinterest pode ser seu melhor amigo. O YouTube também apresenta ótimas ideias, assim como o blog do Arquiteto de Bolso, é claro!

Já falamos sobre as melhores cores para quarto de casal, dicas para deixar o quarto confortável como de hotel e várias outras, não deixe de conferir!

O foco antes de começar é coletar referências de decoração que combinem com o seu estilo e necessidades. 

2. Foco em pequenas mudanças com grande impacto

Você já pensou que uma simples mudança de posicionamento dos móveis e até uma troca de cortina podem mudar a sensação de aconchego do ambiente? Pois é, pequenas mudanças fazem a diferença.

Digamos, por exemplo, que você não é muito fã do piso do seu quarto, mas não quer investir tempo e dinheiro para refazê-lo. Neste caso, um tapete já resolveria o problema.

A adição de plantas, prateleiras, lustres e abajures também podem fazer parte das pequenas mudanças com grande impacto.

3. Renovação com mão na massa: faça você mesmo (DIY)

Para reformar o quarto gastando pouco, uma ótima pedida é botar a mão na massa e assumir o construtor que existe em você.

Este é o momento para reformar aquela mesa de cabeceira velha que está precisando de uma cara nova e até de trocar o guarda-roupa por araras, que são modernas e estilosas, além de fáceis de fazer.

O método “faça você mesmo” é uma ótima maneira de economizar dinheiro e personalizar o ambiente do jeitinho que você preferir.

Pintar ou encapar, além de trocar os puxadores dos móveis são algumas pequenas customizações que possibilitam grandes transformações. 

4. Reutilização e reciclagem de móveis

Ainda que você não seja muito adepto do método DIY, reformar e reciclar móveis com profissionais costuma sair mais em conta do que comprá-los novos.

Aproveite para verificar com a família se alguém não quer se desfazer de algo que pode ser útil para você e passe também naquela loja de antiguidades e móveis usados para verificar se encontra peças em bom estado e valor.

5. Aposte nas paredes coloridas

Trocar a cor das paredes é uma das melhores dicas para reformar o quarto gastando pouco. 

A mudança traz um aspecto completamente novo ao ambiente e contribui para um design mais equilibrado, interferindo até na energia e na harmonia do cômodo.

Opte por uma paleta de cores que reflete a sua personalidade e estilo, mas lembre-se de adequá-la ao ambiente, isto é, um local de aconchego e descanso.

Tons que remetem à tranquilidade, relaxamento, paz e harmonia ajudam a dormir melhor e a trazer mais leveza.

6. Invista em cabeceiras 

A cabeceira da cama é um elemento central no quarto e pode ser uma ótima oportunidade para adicionar mais estilo e conforto ao quarto.

Com a popularização da cama box, há mais liberdade para customizar a cabeceira da cama de diferentes maneiras. Veja alguns exemplos de materiais utilizados:

  • painel ripado de madeira;
  • fibra natural;
  • estofamento;
  • pallets;
  • bambu;
  • papel de parede ou tinta.

7. Faça a renovação dos acessórios

Os acessórios complementam a decoração do quarto. Luminárias, cortinas, tapetes, quadros, roupa de cama, almofadas e objetos decorativos acrescentam charme e funcionalidade ao espaço.

Renovar os acessórios e combiná-los com o restante da decoração, vai contribuir para criar um ambiente harmônico e confortável.

Investir em plantas, por exemplo, é barato e traz mais natureza para a composição, além de contribuir para a purificação do ar.

8. Aceite dicas de um especialista em design de interiores

Planejar a reforma do quarto pode ficar ainda mais simples e barato com o acompanhamento de um designer de interiores experiente.

E, sim, essa é uma ótima dica mesmo para quem quer reformar o quarto gastando pouco. 

Isso porque o profissional vai te ajudar a planejar a decoração do espaço, respeitando as características físicas do ambiente e, principalmente, o seu orçamento.

Saiba como podemos te ajudar

Quem quer fazer uma reforma no quarto gastando pouco, precisa conhecer o Arquiteto de Bolso, uma opção que surpreende pelo ótimo custo-benefício.

Aqui você pode contar com o auxílio de uma equipe de designers de interiores altamente qualificados, prontos para transformar o seu ambiente em até 2h, de maneira totalmente online.

Você agenda a melhor data e horário para a sua consultoria e a gente te ajuda a transformar o ambiente, com direito a visualizações 2D, 3D e Tour Virtual 360º.

Transforme o seu quarto com o Arquiteto de Bolso pelo preço mais acessível do mercado!

Conclusão

Estratégia e planejamento são as palavras certas quando o assunto é reforma de ambientes. 

Vimos que aproveitar móveis antigos e investir nos acessórios são ótimas ideias para reformar gastando pouco, mas aceitar orientações de um especialista em design de interiores vai agregar mais expertise ao processo.

Agora que você já sabe como reformar o quarto de forma barata, é hora de colocar as mãos na massa!

Comece a sua pasta no Pinterest e já selecione o pacote ideal do Arquiteto de Bolso para podermos te ajudar!

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.